A carregar. Aguarde por favor.

A Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do Projeto Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal, pretende disponibilizar aos munícipes áreas para o cultivo e colheita de produtos agrícolas de natureza sazonal, orientados pelos princípios da agricultura sustentável. Esta atribuição de talhões encontra-se enquadrada pelo Regulamento da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal n.º 492/2013 de 31 de dezembro, alterado através de publicação em Diário da República, 2.ª série — N.º 94 — 14 de maio de 2021 (consultar legislação aqui).


Edital nº 111/2024, de 11 de março.


Espaço Agrícola do Alto do Moinho, localizado na freguesia de Corroios, disponibiliza 36 talhões de 50 m2 para instalação de hortas recreativas, cultivos orientados para o recreio e para o contacto com a natureza e que podem, igualmente, ter um fim terapêutico para o apoio nos processos de recuperação médica, combate ao stress, a doenças do foro emocional, mental ou para o desenvolvimento psicomotor de pessoas portadoras de deficiência.


Neste procedimento estão em atribuição os talhões T28 e T33


Espaço Agrícola do Soutelo, localizado na freguesia de Amora, disponibiliza 15 talhões de 70 m2 para instalação de hortas recreativas, cultivos orientados para o recreio e para o contacto com a natureza e que podem, igualmente, ter um fim terapêutico para o apoio nos processos de recuperação médica, combate ao stress, a doenças do foro emocional, mental ou para o desenvolvimento psicomotor de pessoas portadoras de deficiência.


Neste procedimento estão em atribuição os talhões T26, T30 e T32

 

O que preciso
Documentos necessários - Hortas Recreativas, Pessoas Individuais ou Coletivas

Além do preenchimento da ficha de candidatura, que se encontra disponível no sítio da CMSeixal e nos postos de atendimento Municipais, os principais documentos a anexar ao processo são os seguintes:


  • Cópia do Bilhete de Identidade e do cartão de contribuinte, ou do cartão de cidadão;
  • Cópia do cartão de identificação de pessoa coletiva, do pacto social ou dos estatutos;
  • Certidão da matrícula na Conservatória do Registo Comercial ou indicação do código de acesso on-line à certidão permanente, quando aplicável.
  • Documento que comprove a morada (Ex: Fatura de Água, Luz ou Gás). 

Requisitos

  • Os candidatos poderão única e exclusivamente candidatar-se a uma tipologia de hortas, ou seja, ou a hortas de cariz social, ou a hortas de cariz recreativo, não podendo o mesmo candidato ou elemento do seu agregado familiar cumular, no procedimento em curso, candidaturas aos dois tipos de hortas.
  • Ser maior de 18 anos
  • Ser pessoa individual residente no Município do Seixal ou ser uma pessoa coletiva (Associação, IPSS) que desenvolve atividade junto da população residente no Município do Seixal.
  • A atribuição de talhões de cultivo é feita a Munícipes que comprovem a residência na área territorial do Município do Seixal.

Formalização da candidatura
Saber mais
Legislação e Regulamentos
Contactos
Divisão de Espaços Verdes

Telefone: 210 976 011  / Correio eletrónico: seixal.limpo@cm-seixal.pt
Prazos

A apresentação de candidaturas é de 10 dias úteis contados a partir da data de afixação do Edital de abertura do procedimento de atribuição de talhões, não se contando para o efeito o dia da publicação.


Perguntas frequentes

Este serviço da CMS é pago? Qual o valor?

Sim. O pagamento da anuidade difere entre Hortas Sociais, em que o cálculo tem por base o rendimento e a composição do agregado familiar, e as Hortas Recreativas, cujo valor é fixo por m2, sendo atualizado anualmente (Preçário).

Por quanto tempo posso cultivar o talhão que me for atribuído?

O Acordo de Utilização é celebrado por 3 anos automaticamente renovável por igual período.

Quais são as fases do procedimento?

O procedimento de atribuição de talhões divide-se em duas fases, a fase de análise das candidaturas, que termina com a publicação da lista de admitidos e excluídos, e a fase de seleção dos candidatos admitidos, que termina com a publicação da lista dos candidatos selecionados.

Existe lista de espera?

Sim, existe uma lista de espera, composta pelos candidatos admitidos que não são selecionados, no âmbito do procedimento em que participam.

Como funciona a lista de espera?

O(s) candidato(s) admitidos e não selecionados são contactados pelos serviços da CMSeixal, de acordo com a posição que ocupam na lista ordenada, sempre que ocorra(m) desistência(s).