A carregar. Aguarde por favor.

Menu Principal > Cidadania e associativismo > Pedido de apoio financeiro para instalação de equipamentos de energias renováveis
A Câmara Municipal do Seixal publicou, a 4 de abril de 2023, no Diário da República n.º 67, parte H, o Regulamento n.º 428/2023 que regulamenta o apoio ao Movimento Associativo para Instalação de Sistemas de Energias Renováveis (que se anexa), e que visa criar um envolvimento ativo entre a autarquia e o Movimento Associativo, valorizando o trabalho produzido, concedendo apoio financeiro a fundo perdido por parte da Câmara Municipal do Seixal e apoio técnico gratuito por parte da Agência Municipal de Energia do Seixal (AMESEIXAL), estabelecendo um conjunto de critérios que permitam que a cooperação entre a autarquia e as diferentes coletividades se paute por princípios fundamentais da gestão pública, nomeadamente os da prossecução do interesse público, da igualdade e da proporcionalidade, da imparcialidade, da boa-fé e da participação.

Com vista a incentivar a instalação de sistemas de produção de energia com recurso a energias renováveis para autoconsumo por parte do Movimento Associativo, a Câmara Municipal do Seixal, de acordo com o regulamento anteriormente mencionado, está em condições de outorgar um apoio financeiro a fundo perdido, até 50% do investimento total, num montante máximo a atribuir de 5.000,00 € (cinco mil euros).

Assim, dando cumprimento ao estipulado no art.º 4º e art.º 5º do Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo para instalação de Sistemas de Energias Renováveis, visando apoiar as Associações e Coletividades de Desporto, Cultura e Recreio do Município do Seixal, e no seguimento da visita prévia efetuada às instalações da(s) entidade(s) requerente(s), será indispensável que os interessados efetuem a instrução do respetivo pedido de apoio financeiro a fundo perdido através do presente formulário on-line.

Salienta-se que, para aceder aos formulários é imprescindível o registo da entidade nos serviços on-line no site da Câmara Municipal do Seixal.”

Serviço disponível após autenticação
O formulário eletrónico que pretende aceder só está disponível para utilizadores autenticados e com processo de registo completo.
O que preciso
Documentos necessários
Declarações de não dívida à Segurança Social e à Autoridade Tributária e Aduaneira.

Relatório de avaliação da AMESEIXAL

Requisitos
Ter solicitado, através do preenchimento do formulário on-line,  e efetivado visita prévia ao local da instalação dos sistemas de Energias renováveis, em colaboração com a CMSeixal e a AMESEIXAL.

Saber mais
Legislação e Regulamentos
Perguntas frequentes
Como dimensionar a minha instalação?
Existem vários fatores que condicionam o dimensionamento de uma central fotovoltaica, entre os quais a área de telhado disponível, a sua orientação, a sua capacidade em aguentar o peso dos painéis, a existência de sombreamento (árvores ou prédios circundantes), o diagrama de carga do consumo de energia elétrica do local e a capacidade financeira da própria Associação.  Quando se dimensiona uma central fotovoltaica é preciso reduzir ao mínimo a quantidade de energia produzida pela central que não será possível consumir e que será injetada na rede, uma vez que o preço de compra desta energia excedentária pela RESP - Rede Elétrica de Serviço Público -  é simbólico.

O investimento numa central fotovoltaica para autoconsumo é rentável?

Sim. Do ponto de vista económico, o investimento numa central fotovoltaica para autoconsumo é mais rentável quando o local tem um consumo de energia elétrica permanente e regular durante todo o ano. O tempo de retorno do investimento varia tipicamente entre os 5 e os 8 anos, em função dos equipamentos escolhidos e do dimensionamento da instalação. 

É possível a Associação tornar-se autosuficiente do ponto de vista energético, com a instalação de uma central fotovoltaica?

Só seria possível através do sobre dimensionamento da central e da aquisição de muitas baterias, com um aumento significativo do custo total de investimento. Não recomendamos esta solução. Mesmo com a instalação de uma central fotovoltaica, será sempre necessário manter o contrato de fornecimento de energia elétrica celebrado com a empresa distribuidora. Nunca podemos esquecer que os painéis fotovoltaicos não produzem energia a noite ou durante os dias mais nublados. 
Qual a produção média de um painel fotovoltaico?
A potência pico dos painéis fotovoltaicos tem vindo a aumentar muito nos últimos anos. Estima-se que um painel fotovoltaico de 300 W pico possa produzir anualmente cerca de 537 kWh, o que representa um custo evitado de 97 euros por ano, tendo em conta um preço médio do kWh de 0,18 €.

Coloquei painéis fotovoltaicos antes de março de 2019, posso candidatar-me?
Sim
Um sistema de autoconsumo implica cortes de energia nos dias nublados?
Não, a rede eléctrica está sempre disponível para cobrir a procura quando o sistema de autoconsumo não for suficiente.

O apoio financeiro é só para autoconsumo?
Sim, podendo no entanto, no caso do sistema  ser fotovoltaico, vender o excedente da produção à  um fornecedor de energia certificado.

O que são painéis Solares Térmicos?

São equipamentos capazes de gerar energia solar térmica. Estes painéis transformam energia solar em energia térmica. Na maioria dos casos, estes painéis servem para aquecer a água para fins sanitários de uma instituição. Quando bem otimizados, podem reduzir o consumo da energia relativa ao aquecimento da água até 70/80%

compensa investir em painéis solares térmicos?


Se o objetivo é diminuir o consumo energético com o aquecimento da água, esta é uma solução duradoura, onde conseguirá obter o retorno do investimento a médio prazo. Por norma, este tipo de sistema não requer muitos cuidados na manutenção, nem grandes dimensões para a sua instalação.


Como escolher um painel Solar Térmico?


Os sistemas de 300 litros são aconselháveis para utilização por 4 a 6 pessoas. Já os de 200 litros, servem  para utilização por  2 ou 4 pessoas.


 Um sistema solar térmico implica o uso de energia nos dias nublados ?

A maioria destes sistemas solares precisa de um suporte energético a gás ou eletricidade. E porque é que isto acontece? Porque pode ser necessário obter uma energia extra para aquecer as águas em certas alturas do ano, como no inverno ou em dias nublados, contudo, este facto não invalida a poupança significativa num ano de utilização. Além disso, a instalação dos painéis solares térmicos pode ser facilmente efetuada em quase todo o tipo de instituições.

Quais as vantagens dos Sistemas de Biomassa?

Redução de custo do combustível até 70%, necessidade de pouca mão-de-obra, eficiência superior a 92%, admite matéria-prima com teor de humidade até 40%, energia verde com emissão zero de CO2, ajusta-se em tempo real às necessidades do utilizador, dupla câmara de combustão, remoção automática de cinzas e fuligem, sistema de monitorização online.

O que são Sistemas de Biomassa?

São sistemas de caldeiras que utilizam como combustível os diferentes tipos de biomassa (pellets) para a produção de água quente ou aquecimento térmico. Uma solução estável e sustentável. Os sistemas de biomassa são compostos por descarga, armazenamento, queima (caldeira), tratamento de fumos e exaustão. São equipados com autorregulação, autolimpeza e remoção de cinzas também em modo automático.

Quem se pode candidatar aos apoios de financiamento?
Podem-se candidatar apenas as Associações e Coletividades de Desporto, Cultura e Recreio do Município do Seixal que tenham preenchido e efetivado o pedido de visita prévia ao local de instalação de sistemas de energias renováveis e que apresentem os requisitos mencionados na página do site da CMSeixal relacionada com os apoios à instalação de sistemas de energias renováveis.
Qual é a orientação ideal dos painéis fotovoltaicos e solares térmicos?
O ideal é ter o sistema orientado a sul com uma inclinação entre os 30º e os 35º (graus). Ainda assim, um pequeno desvio das condições ideais de instalação não se traduz em perdas significativas de rendimento.    

O que acontece se a central produzir mais do que eu consumo?
Se a central estiver a produzir mais do que o local consome, a energia não consumida será injetada na rede, com possibilidade de ser ou não ressarcido. O reembolso dependerá da decisão do cliente em vender ou não a energia. 
Num sistema fotovoltaico como posso saber se estou a consumir energia produzida na minha central fotovoltaica e não da rede?      
A impedância elétrica, ou oposição à passagem de corrente elétrica, é tanto maior quanto maior for a distância da fonte de energia. Assim, a energia produzida pela central é consumida em primeiro lugar. Pode também verificar o seu funcionamento através de sistemas de monitorização do consumo e da produção.      

Existe alguma manutenção periódica que deva ser feita? 

Existem cuidados a não descurar como a limpeza dos equipamentos, a verificação visual dos equipamentos e ligações e o desimpedimento de objetos que possam bloquear a radiação solar, tais como folhas, pequenos ramos, agulhas do pinheiro bem como efetuar a devida manutenção do equipamento.    

Como e onde posso entregar documentos relacionados com o pedido de apoio financeiro  para montagem de Sistemas de Energias Renováveis?
Toda a instrução dos processos é efetuada on-line, através da submissão do formulário